quinta-feira, 23 de abril de 2015

Como Estudar Matemática - Site

ESTUDAR MATEMÁTICA???


Matemática é a matéria responsável por ensinar a fazer cálculos, contas e a resolver problemas. Existem muitas áreas na matemática, tal como trigonometria, álgebra, geometria, entre outros. É uma matéria que exige grande concentração e lógica. 

É uma das matérias com maior índice de reprovação entre os alunos por exigir uma dedicação que muitos alunos não estão acostumados a ter. Mas como qualquer coisa que se deseja, o esforço pode dar bons frutos.
Sites interessantes para se estudar matemática:
http://www.maistematica.com/


Bom Estudos.

Trabalho bimestral de Língua Portuguesa – 2º bimestre 2015 - 6º ano A

Trabalho bimestral de Língua Portuguesa – 2º bimestre / 6º ano A
Prof. Leo Chahad

Tema: “Seres da mitologia”

Justificativa: Durante o 2º bimestre você lerá algumas narrativas literárias, encontradas no livro “Cupido e Psiquê e outras narrativas da literatura universal”. Nele, encontramos diversos seres como deuses e heróis, além de mitos e contos que nos trouxeram importantes ensinamentos sobre a origem do mundo e tudo que nele existe. O presente trabalho tem como objetivo ampliar os conhecimentos do aluno acerca da literatura mitológica, buscando compreender a visão humana diante do universo superior, mítico e sobrenatural.

Proposta 1:

Escolha um ser mitológico dentre os mencionados abaixo:



  • as górgonas
  • a hidra
  • a quimera
  • o unicórnio
  • a fênix
  • o basilisco
  • o ciclope
  • a esfinge
  • a sereia




Pesquise em livros, em enciclopédias ou na Internet e junte o maior número possível de informações sobre ele (ser). Com as informações obtidas, escreva um texto descrevendo este ser, falando sobre seus poderes ou contando o mito do qual faz parte. Depois de pronto o texto, passe-o a limpo com capricho, ou o digite. Numa folha de papel cartão colorida, disponha o texto e desenhe o ser mitológico, retratando-o de acordo com a descrição feita sobre ele.


Proposta 2:

A mitologia grega levou ao mundo muitos seres mitológicos cujas aventuras e desventuras são frequentemente lembradas. Entre os mais citados desses seres estão Penélope, Medeia, Aquiles, Ulisses, Midas, Pandora, Édipo, Cupido, Atlas, Antígona. Escolha um deles e pesquise em enciclopédias e livros especializados informações sobre suas aventuras ou desventuras, se há expressões na língua portuguesa que fazem referência a eles, o que elas significam etc. Com as informações obtidas, monte uma parte do cartaz em papel cartão, ilustrando-o com capricho.


Observações importantes:

a) Seu trabalho deverá ser realizado em duplas;
b) Escolha um item de cada proposta apresentada para realização do seu trabalho;
c) Insira no rodapé do texto a bibliografia consultada;

d) Não se esqueça de identificar o trabalho: nome, número, ano/série.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

ROTEIRO DE TRABALHOS 2º Bimestre 2015 – 9º ANO A E B


1)    HISTÓRIA – PROFª CLEONICE
Tema: Era Vargas (1930 – 1945)
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.


1)     Filosofia – Profª Margaret
FORMA DE APRESENTAÇÃO :
·         O trabalho deve ser apresentado em sala de aula (estilo seminário) – nas aulas de filosofia
·         O trabalho deverá ser em grupo – de 6 até 8 alunos
·         O aluno poderá usar os recursos de apresentação que desejar. Inclusive maquetes ou cartazes
·         Todos os alunos deverão participar da apresentação.

CONTEÚDO :
·         O objetivo deste trabalho é fazer o aluno ter contato com aulas de apresentação de seus próprios estudos em grupo. Com isso contribuir para a autoestima do aluno melhorando suas formas de compreensão da matéria.
·         O tema será :
-Filosofia e arte

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
·         Será analisado o trabalho executado anteriormente pelo aluno e seu grupo.
·         Será analisada a apresentação e a compreensão do trabalho.
·         O trabalho receberá um conceito de 0 à 10.


3. Língua Portuguesa – 2º bimestre / 9º ano A - Prof. Leo Chahad
Tema: “Cordéis: a poesia na cultura popular”
Justificativa: Durante o 2º bimestre você aprenderá sobre os elementos que compõem um poema: métrica, rimas, organização em versos, estrofes etc. Para aprimorar seus conhecimentos sobre o gênero, o presente trabalho propõe-se a instrumentalizar o aluno para composição de poemas sob a forma de cordéis. Como forma poética de origem popular, os cordéis articulam forma e conteúdo por meio das rimas e ritmo, elementos essenciais à musicalidade de um poema.
Exemplos de cordéis:
Cordel de recepção
verso 1- Amigos aqui presentes
estrofe
 
verso 2- Neste dia de alegria (A)
verso 3- Queiram sentar, tomem tento
verso 4- Vai começar a folia (A)

verso 5- Sintam-se em pleno Nordeste
verso
estrofe
 
 6- Sob a luz do meio-dia (A)
verso 7- Lendo e ouvindo cordel
verso 8- Que é arte, graça e magia! (A)

verso
estrofe
 
 9- O que me aguarda hoje?
verso 10- Faça sua conjectura (B)
verso 11- Um causo, lenda, verdade,
verso 12- Verso de amor ou gastura, (B)

verso 13- Romance, ódio, paixão,
verso
estrofe
 
 14- Vingança, amor, formosura, (B)
verso 15- Tudo cabe no cordel
verso 16- E na roda de leitura. (B)
(versos)
   Maria Alice Armelin






ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVER O TRABALHO COM CORDÉIS:
·         Seu cordel deverá ter 8 (oito) páginas, considerando a capa. Assim, deve ser feito com 2 (duas) folhas de sulfite dobradas ao meio;
·         As folhas de sulfite utilizadas devem ser coloridas – todas de uma única cor;
·         A capa e as páginas escritas devem conter desenhos, feitos de acordo com a técnica ensinada pelo professor;
·         O texto será escrito em 4 (quatro) páginas; cada página deverá conter 2 (duas) estrofes de 6 (seis) versos cada. No total, você criará um cordel de 48 versos.


4. Portugues – Profª Sandra – 9º ano B
O trabalho de Língua Portuguesa será um livro de poesia. O aluno deverá entender que  há diferença entre poema e poesia. A  poesia  caracteriza-se por sua  subjetividade, ritmo,  metro, estrutura. Apresenta como sua maior qualidade os fatores imaterial e transcendente. Deve produzir, em quem o lê um efeito de impacto. Esse efeito tanto pode resultar da natureza insólita do que foi contado, da feição surpreendente ou do modo como foi contado.  A brevidade, porém não pode comprometer a qualidade do texto. As figuras de linguagem serão de maior importância.
         O trabalho será individual.
O aluno deverá trazer folhas de  almaço e  reescrever  a poesia EM SALA. Não dando tempo hábil, o aluno deverá terminá-la em casa e   deverá trazê-la na aula seguinte.
Avaliar-se-á a  criatividade, linguagem emotiva, linguagem poética, uso da linguagem metafórica.
O Trabalho deverá ser entregue de acordo com a data no cronograma de  provas.
5.  Trabalho de Matemática - 9o.ANO A - Prof.TIEMI
Tema:  Nós e Pitágoras
Objetivo:
Aplicar o Teorema de Pitágoras.
Material:
Ø  Folha de papel quadriculado (de 0,5 cm ou 1 cm)
Ø  Régua, lápis, borracha
Ø  Fotos e figuras retangulares
Procedimentos:
         Trabalho em grupo, realizado em sala ou a critério da professora. Cada integrante do grupo deverá trazer recortes de figuras quadradas ou retangulares retiradas de revista ou jornal. Esses recortes deverão ser colados no  papel quadriculado, que servirá para determinar a medida do comprimento e da largura da figura utilizada e, em seguida, deverá então ser determinada a diagonal da figura utilizada, aplicando-se o Teorema de Pitágoras. Se o número encontrado for irracional, deve-se transformar esse número em uma raiz exata e em outra não exata, extraindo-se a raiz exata.
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Estimativa de comprimento e largura
Ø  Cálculos
Ø  Apresentação final

6.    INGLÊS  – Profª  Alexandra
Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.

7.    Arte – Profº Leonardo Bandeira

Confecção de cartaz sobre a História da Arte durante o Período da Arte Contemporânea
  • Neoclassicismo
  • Romantismo
  • Realismo
  • Impressionismo
  • Expressionismo
  • Forismo
  • Cubismo
  • Dadaísmo
  • Surrealismo
Poderá ser em grupo de até 3 ou 4 alunos que será dividido pelo professor em classe.

8. Espanhol – Profª Vera
Trabajo de dos (2) etapas: una individual y una en grupo
Etapa 1- individual
Elegir tres (3) pintores hispanos y escribir las características de su producción. (Período, técnicas, etc)
Elegir un cuadro de cada uno, describir las técnicas usadas y qué características del cuadro permiten identificar el pintor que lo hizo.
La Etapa 1 vale Nota de Participação.
Etapa 2 – en grupo
Hacer el guión de una escena en que tres (3) de los pintores elegidos se encuentran. El género “guión” será trabajado en sala para que los alumnos tengan un modelo de referencia.
¿Cómo entregar el trabajo?
Deben seguir las normas de ABNT para hacer la tapa, los espacios, párrafos etc. (obligatoriamente digitado)
El trabajo consiste en Etapa 1 y Etapa 2.
La Etapa 2 es más libre de normas, puede ser creativa.
La tapa del trabajo debe contener el nombre completo de todos del grupo.
Dentro del trabajo debe estar PRIMERO la parte en grupo (las entrevistas). DESPUÉS, las partes individuales, identificadas, en orden alfabético.

Si el trabajo presenta alguna parte copiada de Google/Internet, la nota del grupo será cero (0). Es responsabilidad de todos del grupo ayudarse para que todos cumplan bien todas las partes.

ROTEIRO DE TRABALHOS 2º Bimestre 2015 – 8º ANO A e B


1)    HISTÓRIA – PROFª CLEONICE
Tema: Independência da América Espanhola
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

2)      Filosofia – Profª Margaret
FORMA DE APRESENTAÇÃO :
·         O trabalho deve ser apresentado em sala de aula (estilo seminário) – nas aulas de filosofia
·         O trabalho deverá ser em grupo – de 6 até 8 alunos
·         O aluno poderá usar os recursos de apresentação que desejar. Inclusive maquetes ou cartazes
·         Todos os alunos deverão participar da apresentação.

CONTEÚDO :
·         O objetivo deste trabalho é fazer o aluno ter contato com aulas de apresentação de seus próprios estudos em grupo. Com isso contribuir para a autoestima do aluno melhorando suas formas de compreensão da matéria.
·         Os temas serão divididos pelo professor em sala de aula –
São eles:
-Política na Antiguidade
-Política na Idade Média
-Política na Idade Moderna
-Política atual
-John Locke

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
·         Será analisado o trabalho executado anteriormente pelo aluno e seu grupo.
·         Será analisada a apresentação e a compreensão do trabalho.
·         O trabalho receberá um conceito de 0 à 10.

3. Trabalho bimestral de Língua Portuguesa – 2º bimestre / 8º ano A
Prof. Leo Chahad

Tema: “Análise de provérbios: a sabedoria popular na oralidade”
Justificativa: Tendo em vista o estudo de fábulas no 2º bimestre, o objetivo deste trabalho é familiarizar o aluno com alguns provérbios, capacitando-o a identificar possíveis elementos da organização interna da fábula: situação inicial, desenvolvimento da ação, situação final e moral. Além disso, é fundamental que o aluno saiba estabelecer relação entre a moral e o tema da fábula; para tal, é necessário compreender o sentido, o uso e a finalidade dos provérbios nas fábulas, de modo que possamos sintetizar/generalizar a situação retratada, extraindo dela um ensinamento, uma moral ou uma crítica a atitudes, sentimentos, comportamentos e valores desejáveis para o homem em sociedade.

Proposta: O aluno deverá escolher 05 (cinco) provérbios e interpretá-los, de modo a oferecer: a) uma explicação plausível para seu ensinamento; b) a aplicação numa situação de comunicação concreta e c) uma moral. Todos os itens serão criados pelo aluno. Por exemplo:

Provérbio: “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”
Explicação: Este provérbio expressa que devemos dar valor ao pouco que temos, de modo que a ambição, a ganância, o desejo de ter muito mais (diante de situações arriscadas) pode comprometer aquilo que já conquistamos, por meio da perda.
Aplicação: João não quis apostar todas as figurinhas que tinha no campeonato. Ao perguntarem o porquê de sua recusa, o garoto respondeu:
–Mais vale um pássaro na mão do que dois voando!”
Moral: A ganância desmedida corrompe o homem e traz prejuízos.

Ao final da análise, o aluno montará um quadro-síntese contendo os principais comportamentos extraídos dos provérbios analisados (desejáveis e indesejáveis).




Observações importantes:
a) Seu trabalho deverá ser realizado em duplas;
b) O texto poderá ser escrito à mão (com letra legível e alinhada), ou digitado;
c) A análise de cada provérbio valerá 2,0 (dois) pontos;
d) Não se esqueça de identificar o trabalho: nome, número, ano/série.
4. Português – Profª Sandra – 8º ano B
O trabalho de Língua Portuguesa será um livro de crônicas críticas. Eventos aparentemente banais, que ganham outra "dimensão" graças ao olhar subjetivo do autor. O leitor acompanha o acontecimento, como uma testemunha guiada pelo olhar do cronista que tem a pretensão de registrar de maneira pessoal o acontecimento. O autor dá a um fato corriqueiro uma perspectiva, que o transforma em fato singular e único.
         A crônica tem como objetivo mostrar ao aluno que  as personagens não têm descrição psicológica profunda, pois são caracterizadas por uma ou duas características centrais, suficientes para compor traços genéricos, com os quais uma pessoa comum pode se identificar. Em geral, as personagens não têm nomes: é a moça, o menino, a velha, o senador, a mulher, a dona de casa. Ou têm nomes comuns: dona Nena, seu Chiquinho, etc.
         O trabalho será em duplas.
O aluno deverá trazer folhas de  almaço e  reescrever a narração do dia EM SALA. Não dando tempo hábil, o aluno deverá terminá-la em casa e   deverá trazê-la na aula seguinte.
Avaliar-se-á a coerência textual, elementos coesivos, criatividade na  apresentação dos fatos, legibilidade, uso correto de paragrafação, ortografia.
O Trabalho deverá ser entregue de acordo com a data no cronograma de  provas.

5. Trabalho de Matemática - 8.ANO A - Prof.TIEMI

Objetivo:
Cálculo de área de figuras planas.
Material:
Ø  Folha de sulfite ou cartolina branca
Ø  Folheto de lançamento de casa ou apartamento com a planta, as medidas e a área total
Ø  Lápis, borracha, tesoura e cola.
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Estimativa de comprimento e largura
Ø  Esboço do cômodo e cálculo de área.
Ø  Apresentação final
Procedimentos:

         Trabalho realizado em dupla ou a critério da professora. Enumerar os cômodos da planta bem como os corredores e área de serviço. Refazer os formatos dos cômodos com suas medidas em folha de sulfite e calcular a área em m2 (se necessário, repartir o desenho em retângulos e somar as áreas após o cálculo).

6.    INGLÊS  – Profª  Alexandra

Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.

7.    Arte – Profº Leonardo Bandeira

Confecção de cartaz sobre a Arte durante a Idade Moderna.
·         Renascimento
·         Barroco
·         Rococó
Poderá ser em grupo de até 5 alunos.

8.    Espanhol – Profª Vera

Trabajo de dos (2) etapas: una individual y una en grupo
Etapa 1- individual
Usando el periódico que viene en el libro, leer las noticias de la página 8: “Solitario Jorge” y “Animal- Facebook”. Hacer un resumen de cada noticia y elaborar 5 preguntas de comprensión para cada una.
La Etapa 1 vale Nota de Participação.
Etapa 2 – en grupo
Pesquisar animales en extinción y elegir tres (3) de ellos.
Elaborar un perfil de Animal-Facebook para cada uno de los animales elegidos. El perfil servirá para que cada animal le muestre al mundo sus características y problemas. Usar fotos, como un perfil real de Facebook.
¿Cómo entregar el trabajo?
Deben seguir las normas de ABNT para hacer la tapa, los espacios, párrafos etc. (obligatoriamente digitado)
El trabajo consiste en Etapa 1 y Etapa 2.
La Etapa 2 es más libre de normas, puede ser creativa.
La tapa del trabajo debe contener el nombre completo de todos del grupo.
Dentro del trabajo debe estar PRIMERO la parte en grupo (las entrevistas). DESPUÉS, las partes individuales, identificadas, en orden alfabético.
Si el trabajo presenta alguna parte copiada de Google/Internet, la nota del grupo será cero (0). Es responsabilidad de todos del grupo ayudarse para que todos cumplan bien todas las partes.
9.     Ciências  - Profº  Celso
O trabalho será  executado em sala de aula,em forma de exercícios, individualmente e o  conteúdo será o que foi ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.

10) Educação Física- Profª Milene – 8º ano B

Esse bimestre o tema do trabalho será " A importância da atividade física para a saúde"
O trabalho deverá ser manuscrito ressaltando os benefícios, doenças que podem ser evitadas , tipos de atividade física , atividades adaptadas para portadores de deficiência e experiências vividas. No minimo 30 linhas , em folha de papel almaço , onde poderá ter ilustrações.
11) Educação Física – Profª 8º ano A
Participação =  Notas  0,0 a 10,0  
Aprendizagem/desempenho do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com colegas e professores, dentre outros.
Trabalho = Notas  0,0 a 10,0 Trabalho em grupo máximo 4 alunos ou individual,com capa,anexos, em folha de almaço,com introdução,conclusão e manuscrito.
Desenvolver um exercício de Handebol em quadra, onde cada aluno de  cada grupo ira demostrar um fundamente escolhido pelo grupo ou individual.
Prova Mensal = Notas  0,0 a 10,0  

Atividades de Handebol 

Modalidade:tipos de passes e passe trifásico com salto

Atividade desenvolvida em quadra e individual

Modalidade:Handebol

Prova Bimestral = Notas  0,0 a 10,0 
Prova prática em quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos e sistema tático de Handebol

12) Geografia – Profª Loide – 8º ano A e B
·         Procurar, em jornais e revista, notícias que abordem problemas ligados a crises econômicas mundiais( recessão, queda das bolsa, desemprego, desvalorização do dólar americano,etc.) e escreva um artigo jornalístico a respeito.
Apresentar o trabalho manuscrito, com capa(folha de sulfite com as informações :aluno, prof, tema, data, serie/ano) e o corpo do trabalho(manuscrito) realizar da seguinte forma:
1)    Na folha  sulfite colar a reportagem destacada de jornal ou revista, identificando o nome do jornal ou revista, a data, página e quem escreveu. No sulfite seguinte verso  destacar a localização geograficamente (nome do continente,país, cidade, etc.), e fazer com suas as próprias palavras um resumo da notícia e a sua opinião a respeito.
2)    O trabalho deverá constar  no mínimo cinco notícias apresentadas de acordo com o item 1.
3)    Após a catalogação das notícias e os comentários a respeito, embasar-se nos seus comentários sobre cada notícia pesquisada e escrever um artigo jornalístico a respeito, abrangendo todas as notícias catalogadas por você.

O trabalho é manuscrito, poderá ser feito individualmente ou em grupo de até 3 alunos.
Segue abaixo algumas dicas para a construção de um artigo jornalístico.

Texto Jornalístico
Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo. Nos dias atuais, o texto jornalístico é provavelmente o gênero textual mais lido, uma vez que possui o maior alcance nos diversos setores da sociedade. Uma característica importante dos textos jornalísticos é sua efemeridade, posto que favorecem o conhecimento de informações atuais de forma que possuem o propósito de difundir o que acontece de novo.
Estrutura do Texto Jornalístico
A composição de um texto jornalístico é dividida em:
1.     Pauta: escolha do tema ou assunto
2.     Apuração: recolha das informações, dados e verificação da veracidade dos fatos
3.     Redação: transformação das informações num texto
4.     Edição: correção e revisão dos textos
Linguagem Jornalística
Importante destacar que a linguagem jornalística, em prosa, deve ser clara, simples, imparcial e objetiva de modo a expor para o emissor as informações mais relevantes sobre o tema.
Destarte, o jornalista possui a função de “traduzir” e transmitir as informações para o público em geral, de forma que utiliza um método de desenvolvimento textual baseado no critério básico ao responder as perguntas: “O quê?” (acontecimento, evento, fato ocorrido); “Quem?” (qual ou quais personagem estão envolvidos no acontecimento); “Quando?” (horário em que ocorreu o fato); “Onde?” (local que aconteceu o episódio); “Como?” (modo que ocorreu o evento); “Por quê?” (qual a causa do evento).
No tocante à sua estrutura gramatical, normalmente, o texto jornalístico apresenta frases curtas e ideias sucintas, as quais favorecem a objetividade do texto; além disso, trabalham com o recurso das repetições que auxiliam na memorização e assimilação das informações, sendo mais comum a utilização da ordem direta nas construções frasais, ou seja, sujeito + verbo + complementos e adjuntos adverbiais.
A despeito de possuir um a linguagem denotativa, ou seja, isenta de ambiguidades, na qual possui um único sentido, o jornal é um veículo portador de diferentes gêneros textuais e, portanto, pode apresentar uma linguagem conotativa (figurada), na medida em que desenvolve os diversos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-opinativo, injuntivo e expositivo.
13) Matematica – Profº Carlos – 8º ano A
Atividade: “Planilhas do Excel”

Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de utilizar o computador para efetuar cálculos sequenciais, a partir de dados de uma tabela, com uma fórmula pré-estabelecida.

Material: Microcomputador com o programa Excel ou similar. (Não é necessário leva-lo ao colégio, as aulas de apoio ao aluno serão realizadas na sala de informática).


Atividade: Construir com os alunos, uma tabela com valores de entrada e saídas de valores de diferentes situações.