quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Trabalho 8º ano A/B - 1º Bimestre


01) ESPAÑOL - Profª Vanessa Nogueira

Para todos los trabajos:
- las investigaciones en grupo serán hechas en el aula;
- los alumnos deben llevar el diccionario de lengua española para consulta;
- los trabajos escritos deben ser manuscritos o digitados y  tener: tapa - tema, nombre, número, año (8º, 9º, etc.) disciplina, profesora -, índice, introducción, desarrollo, anexos (si hay) y bibliografía.
- Si se observa “copia/pega” de la internet o cualquier medio de información, el trabajo vale, automáticamente, cero (0,0)

8º Año
Tema: Historias de la niñez
Proyecto – Página 20. (adaptado)
En parejas o grupos de 3. Deben elegir una historia verdadera de la niñez de los participantes que más les guste y contarla en sala.
El trabajo será hecho en el aula y para esto los alumnos deben llevar el diccionario y usar los contenidos vistos en la Unidad 1, además de conocimiento previo.
Se debe entregar, además, el trabajo escrito.

2) CIÊNCIAS – Profª Jéssica
8º ano: Trabalho individual.
Tema central: Distúrbios Alimentares (Causas e Consequências)
Subtemas:      - Anorexia
- Bulimia
O aluno deve pesquisar os dois temas.
Trabalho escrito: deve ser manuscrito e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo, à única exceção será data mediante apresentação de atestado médico. O aluno deve seguir as instruções corretamente, caso contrário haverá prejuízo na nota. Desenvolvido através de fontes variadas como jornais, revistas, sites especializados, livros didáticos e enciclopédias. Feito em papel almaço com páginas enumeradas. Deve conter:
CAPA: Com nome, número e série do aluno; título do trabalho e ano (conforme modelo)
RESUMO: fazer em no mínimo 2 parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo total do trabalho.
INTRODUÇÃO: explicar por quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os interesses, o que esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.
FIGURAS: Podem ser utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de legendas explicativas.
DESENVOLVIMENTO: o trabalho propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o assunto.
CONCLUSÃO: colocar por escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que aprendeu com a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não gostou.
BIBLIOGRAFIA: citar o site, o livro, o autor, a data e o título da publicação.

3)MATEMATICA – PROFª TIEMI – 8º ANO A –
Tema:  Fotografia e escala
Objetivo:Conceituar escala e saber utilizá-la em situações do dia-a-dia.
Material:
Ø  Fotos
Ø  Papel quadriculado
Ø  Régua, tesoura e cola.
Procedimentos:
            Trabalho em dupla, realizado em sala ou a critério da professora. Cada integrante da dupla deverá tirar duas fotos idênticas, com distâncias diferentes (a imagem deverá ser a do próprio aluno). Essas fotos deverão ser coladas num papel quadriculado e deverá ser determinada a escala de cada foto tirada. A altura real de cada integrante da dupla deverá estar anotada embaixo de cada foto colada no quadriculado.
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Cálculos de escala
Ø  Medida do desenho e do real
Ø  Apresentação final
PROF. CARLOS –8ºANO B - Os trabalhos do primeiro bimestre serão feitos com listas de exercícios e atividade em sala de aula (30% da nota para lista e 70% da nota para atividade em sala).

4) PORTUGUES: Prof. Leo Chahad 8º A
Tema: “Identificando aspectos sociolinguísticos em documentos históricos”
Objetivos:
·          perceber a língua como um fenômeno histórico e social;
·          identificar diferenças entre a língua falada e a língua escrita;
·          identificar a importância do documento escrito nas relações sociais;
·          identificar arcaísmos verificando a evolução da língua portuguesa.
Seu trabalho deverá ser realizado em três partes:
I) Faça uma tabela contendo as principais alterações ortográficas observadas nas palavras escritas em português arcaico, correlacionado-as com vocábulos do português atual. Por exemplo:
Vocábulo em português arcaico
Vocábulo em português atual
sahiu
saiu
della
dela
II) Reescreva a sentença judicial datada de 1833, nos padrões atuais da língua portuguesa. Lembre-se de que algumas palavras já não estão mais no dicionário; você terá de inferir – deduzir – qual o sentido mais apropriado, de acordo com o texto;
III) Elabore um parágrafo no qual você expõe sua opinião acerca das diferenças socioculturais sobre o tema em questão – o estupro. Como era tratado o crime em 1833? E hoje, o que mudou? As leis tornaram-se mais “flexíveis” com o conceito de “Direitos Humanos”? Explique sua resposta.
Observações importantes:
a) Na primeira página do trabalho você deverá colar o texto impresso nesta proposta; após, elaborará o trabalho seguindo a ordem das questões I, II e III;
b) O trabalho poderá ser digitado e impresso; entretanto, o aluno que optar por fazer o trabalho usando letra cursiva (“de mão”) deverá ter uma letra legível;
c) Use sua criatividade para montagem de uma capa. Lembre-se que este é um documento antigo... que tal utilizar técnicas artísticas de envelhecimento de papel?




PROFª SANDRA – 8º ANO  -Trabalho em dupla.
Suspense com cartas
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação.
A dupla fará um livro de suspense com cartas .
A cada aula, a professora lerá um conto para que os alunos sintam o clímax e percebam a estrutura do mesmo.
Farão também ilustrações para as cartas. Esses suspenses em cartas   serão corrigidos em sala pelo professor e passados a limpo quando tiver tempo hábil na folha de almaço que os alunos deverão trazer de casa, para formar o livro. No término do trabalho, o livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser exposto na Feira Cultural.
05)  HISTORIA – Profª Cleonice
Tema: Brasil no século XVIII – a época do ouro
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.
06)  GEOGRAFIA: Profª Loide
Escolher uma empresa multinacional existente no Brasil e pesquisar sobre os seguintes itens: a) mão de obra barata, matéria-prima e mercado de consumo: b) mão de obra especializada e instabilidade política; c) estabilidade política, facilidades para exportação; d) falta de mão de obra, disponibilidade de fontes de energia. O trabalho poderá ser feito em dupla ou individual.
Trabalho escrito: deve ser manuscrito e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo, à única exceção será data mediante apresentação de atestado médico. O aluno deve seguir as instruções corretamente, caso contrário haverá prejuízo na nota. Desenvolvido através de fontes variadas como jornais, revistas, sites especializados, livros didáticos e enciclopédias. Feito em papel almaço com páginas enumeradas. Deve conter:
CAPA: Com nome, número e série do aluno; título do trabalho e ano (conforme modelo)

RESUMO: fazer em no mínimo 2 parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo total do trabalho.
INTRODUÇÃO: explicar por quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os interesses, o que esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.
FIGURAS: Podem ser utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de legendas explicativas.
DESENVOLVIMENTO: o trabalho propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o assunto.
CONCLUSÃO: colocar por escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que aprendeu com a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não gostou.
BIBLIOGRAFIA: citar o site, o livro, o autor, a data e o título da publicação.
07)  FILOSOFIA – Profª Cleonice
Tema: Liberdade versus Sociedade
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

08)  ARTE – Profº  Leonardo
Confecção de bandeira (tipo bandeirinha de festa junina) em tamanho 95 cm X 55 cm com pintura em tinta guache ou mosaico de colagem. Temas regionais ou festa junina. O trabalho será feito individualmente ou em trio.

09)  ED. FÍSICA – Profª Michele
Elaborar e descrever um exercício com um dos fundamentos do Handebol e aplicar para a sua sala , e as principais regras desse esporte.
Profº Bruno: Esporte :  Baseball

notas:  - Participação
           - trabalho sobre regra e historia do Baseball
           -  Prova pratica do Baseball

10) INGLÊS: Os trabalhos serão feitos em sala de aula, com uso de dicionário e em dupla, conteúdo será o que foi trabalhado em sala de aula.


Trabalhos do 9º ano A/B - 1º Bimestre


1) ESPAÑOL - Profª Vanessa Nogueira

Para todos los trabajos:

- las investigaciones en grupo serán hechas en el aula;
- los alumnos deben llevar el diccionario de lengua española para consulta;
- los trabajos escritos deben ser manuscritos o digitados y  tener: tapa - tema, nombre, número, año (8º, 9º, etc.) disciplina, profesora -, índice, introducción, desarrollo, anexos (si hay) y bibliografía.
- Si se observa “copia/pega” de la internet o cualquier medio de información, el trabajo vale, automáticamente, cero (0,0)

9º Año
Tema: Las profesiones
Individual. A partir de contenido visto en aula, cada alumno escribe detalles sobre la carrera que pretenden seguir y explica por qué.
¿Qué hacen los profesionales de esa carrera? ¿Dónde trabajan? ¿Cómo es su rutina?
Deben, además, presentarlo en sala en lengua española.

2) QUÍMICA/FISICA – Prof. Eduardo e Marcelo
Os trabalhos de Física/Química - para todas as séries - serão realizados em sala de aula de acordo com a matéria em desenvolvimento.
3)MATEMATICA/GEOGRAFIA – Profª Tiemi /Profª Loide– 9º ANO A –
Objetivo:Reconhecer as siglas existentes em jornais bem como os seus significados e interpretar a reportagem construindo sua conclusão. Leitura de gráficos e construir tabelas de dados estatísticos.
Material:
Ø  Folhas de sulfite
Ø  Jornais ou revistas que contenham reportagens com siglas e gráficos estatísticos
Ø  Tesoura e cola.
Procedimentos:Trabalho em grupo ou a critério da professora. Escolher no jornal, reportagens com siglas (exceto estrangeiras ou de partidos políticos). Realizar a leitura e conclusão do texto. Colar em folhas de sulfite, uma reportagem em cada página (centralizada, cópia da sigla e seu significado, conclusão, fonte e data). Montagem do trabalho com 15 reportagens, capa e índice. Incluir reportagens contendo gráficos estatísticos, identificando o tipo de gráfico e construindo uma tabela de dados.
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Clareza nas conclusões
Ø  Pesquisa de siglas
Ø  Diversidade dos gráficos estatísticos.

PROF. CARLOS –9ºANO B - Os trabalhos do primeiro bimestre serão feitos com listas de exercícios e atividade em sala de aula (30% da nota para lista e 70% da nota para atividade em sala).



4) PORTUGUES: Prof. Leo Chahad -9º ano A
Elaboração de cartazes de opinião
Objetivo: Fazer com que o aluno reúna informações sobre temas polêmicos da atualidade, coletando argumentos favoráveis e contrários, que lhe permitam assumir uma opinião sobre determinado assunto.
Temas a serem escolhidos:
1.         Produção de alimentos transgênicos;
2.         Bullying e a violência escolar;
3.         Eutanásia e o direito à morte digna;
4.         A legalização do aborto;
5.         Instituição da “pena de morte” no Brasil;
6.         Pesquisas com uso de células-tronco humanas;
7.         A comercialização de produtos pirateados;
8.         Redução da maioridade penal;
9.         Direito à legalização da união homoafetiva;
10.  A existência de vida inteligente fora da Terra.
     O cartaz deverá ser elaborado em duplas, conforme orientações a seguir:
  • Título do cartaz (no centro deverá ser colocado o tema polêmico escolhido);
  • Foto representativa (do lado esquerdo);
  • Três dados relevantes sobre o tema (abaixo da foto – lado esquerdo);
  • Argumentos/opiniões favoráveis (lado direito – porção superior);
  • Argumentos/opiniões contrárias (lado direito – porção central);
  • Ponto de vista do grupo (lado direito - porção inferior).
Exemplo:







Observações importantes:a) As informações do trabalho deverão ser digitadas e/ou recortadas, e coladas no Papel Color Plus®;b) O aluno que fizer o cartaz usando letra cursiva (“de mão”) deverá ter uma letra impecável, pois os trabalhos serão expostos;c) Os dados sobre o trabalho serão apresentados ORALMENTE, na forma de SEMINÁRIO (sem consulta ou papel na mão)
Entrega dia ____/_____/2013
                                                                                              Bom trabalho!
PROFª SANDRA – 9º ANO B- Trabalho individual.Dissertação: O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação. O aluno fará dissertações com temas dirigidos respeitando a estrutura das mesmas.Essas dissertações serão corrigidas em sala pelo professor e passadas a limpo quando tiver tempo hábil na folha de almaço que os alunos deverão trazer de casa, para formar o livro. No término do trabalho, o livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser exposto na Feira Cultural.05)  HISTORIA – Profª CleoniceTema: Revolução Russa
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.
07)  FILOSOFIA – Profª Cleonice
Tema: Ética versus Moral
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo, justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.
08)  ARTE
Confecção de bandeira (tipo bandeirinha de festa junina) em tamanho 95 cm X 55 cm com pintura em tinta guache ou mosaico de colagem. Temas regionais ou festa junina. O trabalho será feito individualmente ou em trio.
09)  ED. FÍSICA – Profª Michele
Elaborar e descrever um exercício com um dos fundamentos do Handebol e aplicar para a sua sala , e as principais regras desse esporte.
Profº Bruno: Esporte :  Baseball

notas:  - Participação
           - trabalho sobre regra e historia do Baseball
           -  Prova pratica do Baseball

10)  INGLES: Os trabalhos serão feitos em sala de aula, com uso de dicionário e em dupla, conteúdo será o que foi trabalhado em sala de aula.

Trabalhos do 7º ano A/B– 1º bimestre



1) ESPAÑOL - Profª Vanessa Nogueira

Para todos los trabajos:

- las investigaciones en grupo serán hechas en el aula;
- los alumnos deben llevar el diccionario de lengua española para consulta;
- los trabajos escritos deben ser manuscritos o digitados y  tener: tapa - tema, nombre, número, año (8º, 9º, etc.) disciplina, profesora -, índice, introducción, desarrollo, anexos (si hay) y bibliografía.
- Si se observa “copia/pega” de la internet o cualquier medio de información, el trabajo vale, automáticamente, cero (0,0)

7º Año

Tema: Mi hogar
Individual. Cada alumno debe hacer un texto describiendo detalladamente su casa a partir de vocabulario visto en la Unidad 1 del libro y de búsqueda en diccionarios, internet, etc.
Además, debe hacer un plano de su casa con los nombres de los cómodos.
La presentación se hará en español.

2) CIÊNCIAS – Profª Jéssica
7º ano: Trabalho individual.
Tema central: Biografia de Charles Darwin.

Trabalho escrito: deve ser manuscrito e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo, à única exceção será data mediante apresentação de atestado médico. O aluno deve seguir as instruções corretamente, caso contrário haverá prejuízo na nota. Desenvolvido através de fontes variadas como jornais, revistas, sites especializados, livros didáticos e enciclopédias. Feito em papel almaço com páginas enumeradas. Deve conter:
CAPA: Com nome, número e série do aluno; título do trabalho e ano (conforme modelo).



RESUMO: fazer em no mínimo 2 parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo total do trabalho.
INTRODUÇÃO: explicar por quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os interesses, o que esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.
FIGURAS: Podem ser utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de legendas explicativas.
DESENVOLVIMENTO: o trabalho propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o assunto.
CONCLUSÃO: colocar por escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que aprendeu com a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não gostou.
BIBLIOGRAFIA: citar o site, o livro, o autor, a data e o título da publicação.
             
03) MATEMATICA – PROFª TIEMI – 7º ANO A –
Tema: Temperaturas do mundo
Objetivo:Localização dos números inteiros na reta numérica.
Material:
Ø  Cartolina
Ø  Lápis, borracha, canetinha colorida
Ø  Jornal, adesivos ou etiquetas
Ø  Régua, tesoura e cola.
Procedimentos:Trabalho individual, realizado em sala ou a critério da professora. Representar na reta numérica pelo menos 10 (dez) temperaturas de cidades do mundo encontradas no jornal. O aluno deverá usar cores diferentes para representar as temperaturas positivas e negativas, e adesivos ou etiquetas para indicar a cidade.
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Representação e divisão da reta numérica
Ø  Criatividade e diversidade de temperaturas
Ø  Apresentação final

PROF. CARLOS –7ºANO B - Os trabalhos do primeiro bimestre serão feitos com listas de exercícios e atividade em sala de aula (30% da nota para lista e 70% da nota para atividade em sala).

04) PORTUGUES: Prof. Leo Chahad - 7º ano A
Tema: “Produção de poemas visuais: a palavra como linguagem verbal e não-verbal”
Objetivos:
·         estimular a imaginação;
·         observar o uso da palavra como imagem;
·         produzir, com letras, signos verbais e não-verbais;
·         planejar e produzir um cartaz.
Poemas visuais são recursos expressivos bastante utilizados em propagandas publicitárias, grafites, cartazes, outdoors, dentre outros, como elemento de comunicação visual. Exercite sua criatividade e aceite o desafio proposto neste trabalho, que será dividido em duas partes:
I) Parte A: Escolha três das palavras do boxe abaixo e, com cada uma delas, escreva um poema visual. Você pode usá-las como base do poema ou como o poema em si. Use sua imaginação!

escritório – meandro – DNA – constituição – estômago – esdrúxula – organismo – impressionante – obrigatório – concreto – abstrato – frontispício – floresta – enunciação – goteira – biblioteca – caminhão – indústria – palavra – herbicida
 


Cada poema será criado/escrito numa folha de papel colorido, para posteriormente ser colado numa folha de cartolina (Papel Color Plus®), de cor diferente, promovendo um efeito de contraste. Assim, você terá formado um cartaz com três poemas visuais; use as cores que julgar convenientes – seu professor de Artes poderá auxiliá-lo nessa escolha...
Não se esqueça de que um poema visual tem a seguinte estrutura:
·         a eliminação do verso;
·         o aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras;
·         a exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos (sentido) dos vocábulos;
·         o uso de neologismos (palavras novas, “inventadas”) e termos estrangeiros;
·         decomposição das palavras;
·         possibilidades de múltiplas leituras.

II)            Parte B: Explique como se deu o processo de composição de seu poema visual: cores utilizadas, ideia de movimento, imagem formada, etc. Quais foram suas intenções ao criar essa imagem? Que sensações seu poema causou naqueles que o observaram? Por quê?
Observações importantes:
a)    Seu trabalho deverá ser realizado individualmente, numa folha de Papel Color Plus®
b) Navegue pelos sites abaixo para inspirar-se:


Entrega dia ____/_____/2013
                                                                                              Bom trabalho!
ALGUNS EXEMPLOS DE POEMAS CONCRETOS/VISUAIS:








       




PROFª SANDRA – 7º ANO B- Língua Portuguesa -Trabalho em dupla.
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação.A dupla fará um livro em capítulos com a pesquisa que foi pedida sobre os países que os alunos se interessaram.A cada aula eles farão um capítulo inserindo a pesquisa para enriquecer o trabalho. Essas narrações serão corrigidas em sala pelo professor e passadas a limpo quando tiver tempo hábil na folha de almaço que os alunos deverão trazer de casa, para formar o livro. No término do trabalho, o livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser exposto na Feira Cultural.
05) HISTORIA: Profª Loide
Tema: A tolerância religiosa
A tolerância religiosa refere-se ao respeito que nós, cidadãos devemos ter  a qualquer tipo de religião. Você  deverá pesquisar sobre as seguintes religiões: catolicismo, protestantismo, judaísmo, kardecismo, umbanda, candoblé, budismo e igrejas adventistas.
CAPA: Com nome, número e série do aluno; título do trabalho e ano (conforme modelo).


RESUMO: fazer em no mínimo 2 parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo total do trabalho.
INTRODUÇÃO: explicar por quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os interesses, o que esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.
FIGURAS: Podem ser utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de legendas explicativas.
DESENVOLVIMENTO: o trabalho propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o assunto.
CONCLUSÃO: colocar por escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que aprendeu com a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não gostou.
BIBLIOGRAFIA: citar o site, o livro, o autor, a data e o título da publicação.
06)  GEOGRAFIA- Profª Loide
Pesquisar sobre a exploração da Serra Pelada destacando:
a). período de exploração;b)principal recurso explorado;c) localização da Serra Pelada;d) degradação ambiental
CAPA: Com nome, número e série do aluno; título do trabalho e ano (conforme modelo). 
RESUMO: fazer em no mínimo 2 parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo total do trabalho.
INTRODUÇÃO: explicar por quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os interesses, o que esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.
FIGURAS: Podem ser utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de legendas explicativas.
DESENVOLVIMENTO: o trabalho propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o assunto.
CONCLUSÃO: colocar por escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que aprendeu com a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não gostou.
BIBLIOGRAFIA: citar o site, o livro, o autor, a data e o título da publicação.

07)  FILOSOFIA – Profª Cleonice
Tema: O filósofo Hegel e suas teorias- Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas. O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

08)  ARTE – Profº Leonardo
Confecção de bandeira (tipo bandeirinha de festa junina) em tamanho 95 cm X 55 cm com pintura em tinta guache ou mosaico de colagem. Temas regionais ou festa junina. O trabalho será feito individualmente ou em trio.

09)  ED. FÍSICA – profº Michelle
Elaborar e descrever um exercício com um dos fundamentos do Handebol e aplicar para a sua sala , e as principais regras desse esporte.
Profº Bruno: Esporte :  Baseball

notas:  - Participação
           - trabalho sobre regra e historia do Baseball
           -  Prova pratica do Baseball

10) INGLÊS: Os trabalhos serão feitos em sala de aula, com uso de dicionário e em dupla, conteúdo será o que foi trabalhado em sala de aula.